Emmanuel - Flávio Venturini e Milton Nascimento

12 de abr. de 2012

Projeto Viver em Família: A Técnica do Incentivo

A Técnica do Incentivo

      Não é preciso possuir nenhum dom nem conhecimentos especiais para constatar que a vaidade e o orgulho são dois sentimentos dos mais comuns entre quantos possam aninhar-se no íntimo das pessoas.
     E são eles que, maior número de vezes, provocam o estremecimento das relações entre marido e mulher.
         É que, na convivência diária, as fraquezas e imperfeições de cada um acabam por relevar-se, dando margem a uma série de decepções recíprocas e, ao sofrerem o impacto dessas revelações, nem um nem o outro tem a delicadeza de desculpá-las ou a superioridade de suportá-las, pacientemente.
      Sentindo-se “desmascarados”, nenhum dos dois terá interesse ou estímulo para modificar-se.
      A técnica do incentivo, poderá render em benefício da harmonia familiar.
         Consiste essa técnica em elogiar as habilidades e os traços positivos do(a) companheiro(a), em toda e qualquer circunstância: a sós com ele(a), diante de terceiros, com a sua presença ou sem ela.
       Fazê-lo, entretanto, com maior sinceridade, visando ressaltar o que ele(a) realmente tenha de melhor, ainda que se trate de pequenas virtudes domésticas.
         Sabendo-se valorizado(a), ele(a) não só cuidará de manter o cartaz, evitando qualquer deslize que possa comprometê-lo(a), como procurará torna-se cada vez mais digno(a) desses elogios, esforçando-se por adquirir ou desenvolver outros bons predicados de que ainda se ressinta.
      Quando um dos cônjuges se mostre contrariado ou deprimido porque algo desagradável lhe aconteceu fora de casa, será bom que o outro demonstre compreender o seu estado de ânimo e lhe manifeste solidariedade. Não se deixe envolver, porém em suas vibrações negativas: ao contrário, procure mudar-lhes o teor, desanuviando o ambiente com efusões de alegria, de entusiasmo e de fé, porque assim é que a vida deve ser vivida.

“Não estamos na obra do mundo para aniquilar o que é imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado.”
Chico Xavier/Emmanuel – Vinha de Luz




        *A vida em família / Rodolfo Calligaris


Um comentário:


Seguidores

Países que nos visitam

Países que nos visitam

Recomendo este Blogger


Vídeos do Grupo Musical Cativar - GMC

Caros amigos, o Grupo Musical Cativar compartilha com vocês sua primeira postagem no youtube com a nova formação: Guitarra - Roberto, Contra-baixo - Amaro, Violão - Jeronimo, Percursões - Olavo e Robério e vocal - Lilia.
Espero que gostem e prestigiem, pois é cativante

Cantando o teu natal

O Homem integral

Passos na Areia