Emmanuel - Flávio Venturini e Milton Nascimento

27 de out. de 2011

Projeto:Viver em Família - A concepção, a gestação e o parto

A CONCEPÇÃO, A GESTAÇÃO E O PARTO

      Quão bom seria se todos os pais e profissionais de saúde, pretensos e atuais, conhecessem as verdades espirituais! Quantas dores seriam poupadas, quanto sofrimento minimizado! O quanto seriam facilitadas e melhoradas as condições e concepção, gestação e partos vindouros! Como o aborto seria evitado, as uniões sexuais mais sadias e baseadas no amor e respeito mútuo, as gestações mais tranqüilas, os partos mais humanos e os primeiros cuidados com o bebê mais sadios.
    Diversas obras da literatura espírita procuram esclarecer sobre forte ligação espiritual entre pais e filhos antes destes reencarnarem, devido às leis do carma ou da afinidade espiritual. Como também, nos tem revelado a importância das ligações afetivas e morais existentes entre futuros pais além do desejo e da aceitação do novo filho, por parte de ambos, como determinantes na construção da futura personalidade e na teia de relações que aí serão geradas.
    Divaldo Franco, no livro Temas da vida e da Morte, esclarece: “O processo de reencarnação, iniciando-se no momento da fecundação, alonga-se até a adolescência do ser, quando, pouco a pouco, atinge a plenitude. Mesmo terminando 7 anos, o processo reencarnatório vai se fixando, lentamente, até o momento da transformação da glândula pineal, na sua condição de zeladora do sexo.
     Graças à simpatia ou animosidade que vinculam o reencarnante aos futuros genitores, estes reagem de forma positiva ou não, envolvendo o filho em ondas de ternura ou revolta que o mesmo assimila, transformando-se essas impressões em fobias ou desejos que exteriorizará na infância e poderá fixar, indelevelmente, na idade adulta.
     Vezes ocorrem em que pavor se torna tão grande que o Espírito desiste da reencarnação ou, em desespero, interrompe inconscientemente o programa traçado, resultando em aborto espontâneo a gestação em andamento.
     Os meses de ligação física com a mãe são, também, de vinculação psíquica, onde a ligação entre a mãe e o feto, favorecem ou não oportunidades de chances positivas para o crescimento espiritual de ambos.
    Os primeiros dias que se seguem ao nascimento exigem atenções não somente físicas, como uma adequada alimentação, repouso e higiene para com a mãe e o filho, mas cuidados emocionais e espirituais, dado ao delicado, apesar de assistido pelo plano espiritual, estádio em que se encontram. Trata-se de um momento de encontro (ou reencontro) e adaptação, onde o sutil perispírito, ainda não adaptado por completo às condições materiais, é sensível as manifestações e expressões externas.
    Esses cuidados devem ser extensivos principalmente até o final da primeira infância, período determinante para a formação, transformação ou correção de tendências que o novo ser passa a adquirir, traz de outras existências ou as possui por imposições genéticas. É portanto, a ocasião para semear.
     Sempre há tempo de ajudar e instruir o espírito que a vida resolveu nos presentear, desde que esses cuidados não se estendam em demasia, por roubar-lhe o próprio sentido da vida.
     Atendendo, porém, a objetivos didáticos, enumeraremos a seguir, algumas sugestões de condutas a serem refletidas por todas as pessoas envolvidas na geração, recepção e cuidados para o novo ser:
   -Busque, na medida do possível, gerar filhos com plena consciência e aceitação, sob condições materiais e psicológicas favoráveis, onde o amor deve ser o impulso essencial e a confiança na vida e em Deus seu princípio básico;
   -Nunca, sob quaisquer condições ou hipóteses, opte pelo aborto ou induza a alguém. As conseqüências desse ato são espiritual, física e psicologicamente inimagináveis para todos os envolvidos;
    -A maternidade é uma dádiva divina e com tal deve ser tratada. Se bem conduzida, trará enormes benefícios para todos.
  -Os primeiros dias de vida do bebê requerem, como a gravidez, cuidados especiais, por se tratar de um período de adaptação física e espiritual de grande sensibilidade. A amamentação deve ser incentivada e a paz estimulada. A prece, a vigília amorosa tornam-se instrumentos necessários a um reencarne tranqüilo.
     A primeira infância oferece excelentes oportunidades de aprendizagem para pais e filhos. É hora de semear. Alguns cuidados devem ser intensamente lembrados, tais como o respeito ao espírito como individualidade, o atendimento de suas necessidades matérias de saúde, educação, lazer e segurança; a precoce educação espiritual, ética e moral; a administração de limites, o cultivo da disciplina e desejo de se autodesenvolver em benefício de todos. O diálogo deverá ser o instrumento, o guia será a razão e o amor motivo maior.
     A proporção em que os filhos crescem, descrescem a preocupação dos pais, portanto, observar e colher os frutos que plantamos e torcer, sinceramente, para que tudo dê certo. Nunca deixe, porém, de ser uma fonte de estímulos, força e exemplo.
    “Ame-os mais que a própria vida e, por amá-lo assim, entregue-o a ela”.

*Guia útil para os pais – Uma abordagem educacional Espírita / Grupo Espírita Paulo e Estevão



Um comentário:

  1. A reencarnação é uma oportunidade sublime q deve ser bem aproveitada e para q isso ocorra, os filhos devem ser bem orientados. É responsabilidade dos pais fazê-lo e por isso responderemos. Quanto aos filhos, se bem educados, serão as bênçãos do porvir. Muita paz!

    ResponderExcluir


Seguidores

Países que nos visitam

Países que nos visitam

Recomendo este Blogger


Vídeos do Grupo Musical Cativar - GMC

Caros amigos, o Grupo Musical Cativar compartilha com vocês sua primeira postagem no youtube com a nova formação: Guitarra - Roberto, Contra-baixo - Amaro, Violão - Jeronimo, Percursões - Olavo e Robério e vocal - Lilia.
Espero que gostem e prestigiem, pois é cativante

Cantando o teu natal

O Homem integral

Passos na Areia